08/01/2020

Motivacional nem tão motivador: Jovens que não sabem o que fazer da vida


EAEW Títulos longos vão virar minha marca registrada, aguardem. Como que cês tão habitantes do universo? Eu estou oscilando entre o completo desespero e uma confiança absurda sobre meu futuro. É. Esquisito, eu sei, isso tem a ver com esse post aqui em que afirmei que vou tentar uma vida mais pacata do que a que vivi em 2019.

O que me atormenta, caros leitores, é que não tenho muita certeza sobre se isso vai ou não dar certo. Agora em janeiro, por exemplo, que é quando as empresas começam a entrar em recesso financeiro e não costumam gastar muito, as coisas estão apertando pro meu lado de certa forma. Na verdade, meu cérebro diz que elas estão apertando... Mas na realidade mesmo... Nada novo aconteceu.

Estou cumprindo meus prazos e até fazendo o que me planejei a fazer nessas primeiras semanas de janeiro... Fora que em menos de duas semanas do início de 2020 eu não posso esperar que... Sei lá... 30 clientes apareçam na minha frente pedindo pra eu cuidar do design e redação deles. Isso é irreal e impossível. O que acontece é que minha cabeça doida e criada num sistema diferente não consegue aceitar muito bem que estamos flutuando em um mar de incertezas... E que isso não tem muito a ver com ninguém além de mim e de como estou me sentindo com tudo isso.

Eu costumava ser mais despreocupada com o que dizia respeito ao meu futuro no trabalho ou sei lá... Carreira e pá.

Acontece que nunca tive pretensões muito grandes quanto ao meio profissional. Gosto de fazer o que faço e, bem, preciso ganhar o bastante só pra pagar minhas contas e dar uns rolês e viagens de vez em quando. Não preciso ser gerente adjunto da empresa dos sonhos. Me sinto bem sendo uma pessoa operacional que faz os seu trabalhinho numa boa.

O problema é que não ter uma perspectiva grandiosa do futuro não é algo esperado pelo resto do mundo, sabe?

Sempre que as pessoas perguntam: ah mas que área você quer seguir? O que você espera pro seu futuro? Qual profissão você quer? O que você quer estudar e blá blá blá ? Onde você quer morar? Onde você pretende estar....



Mano.

Fodas.

Eu não tenho que saber dessas coisas, sabe? Eu não ligo se daqui um mês ou dois eu seja atendente de um estúdio de tatuagem ou vendendo brigadeiro na porta da UFMG. Não dou a mínima se eu tiver morando em BH, São Paulo, Tokyo... Apesar que admito, morar em Tokyo seria muito legal, mas o que eu estou disposta a abdicar pra ter isso? Com toda a certeza não o meu tempo e esforço pra uma empresa que ganha o dobro, triplo, quadruplo e que me paga nem 1% disso.

É muito foda você dizer pra uma pessoa que ela deve abdicar 50% do tempo de vida dela pra um lugar bosta por que só assim talvez se tudo der 100% certo e como o planejado ( coisa que sabemos, não acontece ) ela consiga o que ela quer.

Dentro desses 50% aí existe tempo de vida que você perde ficando com pessoas que você gosta, apreciando e observando coisas não importantes, mas extremamente interessantes, pensando e melhorando características pessoais, descobrindo coisas novas e aprendendo!

Acho que no meio de tudo isso aí que inclui os 50% é meio difícil eu encontrar pretensões grandes na vida.... Tipo.... TEM MUITA COISA, NÃO É?  É muita coisa perdida por apenas um desejo. Não sei se acredito muito que quando eu finalmente chegar lá vou olhar pra trás e dizer que todo meu sofrimento e desgraceira da cabeça valeu a pena.

É mais interessante, prático e divertido aproveitar o caminho.

Bem, é difícil ter pretensões quando sua vida nunca seguiu muito um plano desde o início heh Agora preciso terminar esse post antes que ele fique enorme e ninguém leia. Até mais meus queridos e NÃO DESISTAM DOS SONHOS DE VOCÊS, mas lembrem sempre de curtir todo o caminho até, por que senão... Nem vale a pena, né? E na próxima semana aviso se os surtos continuam ou se passaram... Na real, já me sinto bem melhor de ter escrito esse monólogo aqui HEHEH.

Se você já sentiu algo parecido ou se você acha isso tudo besteira, pode comentar que eu adoro ler e se você tiver um blog, deixa o link pra eu visitar.



4 comentários:

  1. Primeiro: títulos longos me lembram as músicas antigas do Fall Out Boy, já gostei.
    Segundo: "eu estou oscilando entre o completo desespero e uma confiança absurda sobre meu futuro" essa frase definiu o que estou sentindo nos últimos dias
    Te entendo muito bem sobre isso de não ter grandes ambições sobre trabalho, eu meio que sempre fui meio perdida nisso e mano eu não quero ser chefe de ninguém, nem dona de nada, só quero fazer algo legal e que dê um dinheiro massa haha, mas né, é complicado...
    Enfim, adorei seu blog e já tô ansiosa pra saber se os surtos melhoraram ou continuam nos próximos posts haha!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. acho que o problema começa quando tentam forçar goela abaixo que a gente precisa seguir a regra que todo mundo segue. ter grandes ambições, alcançar muitos bens materiais, mascarando o trabalho infeliz, os relacionamentos vazios e fracassados, etc etc etc.

    isso sem falar que geralmente já esperam que você decida o que vai fazer o resto da vida assim que sai do ensino médio. o que diabos a gente sabe da vida nessa fase? eu vou fazer 30 logo e já perdi as contas em quantas vezes repensei nas possibilidades profissionais que eu poderia me jogar. a coisa muda o tempo todo, não é mesmo? sejam sonhos, as novas realidades em que a gente vai esbarrando e afins. faz parte.

    a gente vai vivendo as coisas e aprendendo como elas funcionam pra gente lá no fundo, no dia a dia. por isso levo muito a sério isso que tu falou, de ir aproveitando o caminho, a jornada. pra valer a pena todo e qualquer sacrifício sabe? e se quiser mudar de ideia no meio do caminho, tudo bem.

    enfim, me empolguei tanto que nem sei se cheguei aonde queria. mas pra uma primeira visita nesse blog acho que foi sucesso total HAHA sorry pela empolgação e que bom que ainda existam blogs pessoais nesse mundão cheio de possibilidades e mudanças :)

    ResponderExcluir
  3. Nem sou tão jovem, mas não sei o que fazer da vida kkkkk
    Sei lá, não quero o que todo mundo acha que eu devo querer (ganhar rios de dinheiro/encontrar o amor da minha vida/casar/comprar uma casa/ter filhos/criar os filhos/começar a encher o saco dos filhos por causa de netos/etc.), sabe?
    Nessa altura do campeonato só desejo ter uma boa saúde mental.

    ResponderExcluir
  4. Oiee ViQ!

    Primeiramente Feliz Ano novo!!!!
    Toda vez que chega janeiro as coisas que passam na nossa cabeça é sobre esse assunto.
    Antes eu pensava muito o que queria no meu futuro, esse de ter planos de morar numa cidade X ou ter apto próprio e tal, mas hoje estou aceitando o que está por vir, acho importante é ser bem equilibrada e ter boa saúde.

    Kiss

    Tsuki no Shita

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.
emerge © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.