19/07/2018

Me conte uma história que eu ainda não conheça


EAE MLKS ? Coméquetá ? FINALMENTE as férias chegaram e agora posso postar com mais frequência até o início de agosto. Aproveitei também esse mês de descanso pra trocar o lay do blog e fazer a bendita página de créditos. Ainda continuo procurando emprego e ainda tô meio na merda quanto a isso, por que minha área na faculdade é uma bosta com relação a ganhar dinheiro e já faz alguns meses que eu tenho me arrependido amargamente de não ter escolhido outra faculdade. E, como o tema da blogagem coletiva do Together é exatamente falar da sua área/profissão/escolhas de carreira, lá vou eu encher o saco de vocês falando por aqui mais um pouco sobre COMO UMA ESCOLHA MERDA E O MEDO DE FRACASSAR PODE ACABAR COM UMA VIDA.

Mentira.

O post vai ser até positivo. Mas assim, não 100% dele. Se cê tá triste, NÃO LEIA. Não sei se vai te ajudar muito... Ou vai né, lendo os erros dos outros a gente pode tirar uma boa lição. Tipo, cês não tão cansados de ouvir como as pessoas escolheram o curso da vida delas e deram super certo na carreira e são super felizes com a escolha sortuda e certeira que fizeram aos 17 anos ? Vocês sabem que isso MUITO raramente acontece devido a fatores que vão muito além da escolha, né ?  Pois então... Vai ser sobre como eu, uma pessoa que escolheu o curso errado e foi perceber isso tarde ( BEM TARDE ) aproveitou a situação e fez disso uma coisa interessante. Ou quase.






Bem, pra quem não sabe, eu estou cursando atualmente a faculdade de Letras - Edição numa faculdade federal aqui de Minas Gerais. Quando eu era uma jovem de 17 anos, minhas principais escolhas passavam bem longe de Letras. Então como eu fui parar nessa parada aí ? Bem, eu fui numa feita de profissão da faculdade e achei que o curso de Design de lá era muito novinho ( essa era uma das minhas escolhas principais ) e muito bagunçado, o outro curso de Design Gráfico era em outra faculdade e eu achava que não tinha como eu passar, além disso minha outra opção era Ciências da Computação que eu não teria capacidade de passar/aguentar o curso depois que eu passasse por causa da matemática que eu nunca aprendi direito ( muitos anos depois eu percebi que isso não era muito culpa minha, mas dos meus professores antigos que não tinham uma didática muito boa e sempre me deram muito medo, eu até curto aprender matemática ) AÍ EU FUI VISITAR a palestra do pessoal da Letras, e foi impecável a apresentação. Achei o curso sensacional, fora que eles tinham um departamento de Edição, o que é genial, a ideia de publicar livros me soou maravilhosa. E era fácil de passar né... Sempre fui boa no português.... Deve ser o curso pra mim né... 






EU TINHA FUCKIN' 17 ANOS

EU SÓ QUERIA SAIR DA MINHA CASA HOMOFÓBICA, CONHECER UMA LINDA GAROTA, NAMORAR COM ELA, TER UM EMPREGO E MORAR NUMA CASA DECENTE.

Enfim, hoje eu penso que naquele momento eu devia ter acreditado mais no meu potencial e ter escolhido fazer um curso que eu realmente tivesse aptidão. Aos 17 anos eu não tinha confiança nenhuma de que eu podia passar em qualquer faculdade. Inclusive, antes de eu saber que tinha passado em Letras  eu passei uma semana de pura tortura mental onde eu me odiava completamente por não ter conseguido fazer uma prova decente do ENEM. Pra mim, esperar mais um ano e tentar o ENEM novamente era a mesma coisa que admitir que a minha vida tinha acabado e eu ia ficar presa pra sempre numa cidadezinha pequena onde eu provavelmente nunca ia conhecer alguém que eu quisesse namorar e que quisesse me namorar também e eu seria abandonada pelos meus melhores amigos que já tinham decido o que fazer e seria infeliz e fracassada e triste e...


MANO EU TINHA 17 ANOS


EU TINHA TODA A MINHA VIDA PELA FRENTE.


Eu podia ter esperado um ano e ter estudado mais ( com professores melhores que realmente quisessem dar aula ) e garanto ( agora com 20 anos e MUITO mais autoestima ) eu teria passado no curso de Design Gráfico que eu queria. Eu podia ter ficado na minha cidade infeliz e ter trabalhado por um ano enquanto estudava e ter adquirido experiência profissional. Eu podia ter feito tanta coisa que nem sei...

Mas aí não fiz né.

Ah esqueci de falar o motivo de eu ter detestado tanto minha experiência no curso de Edição- Letras. Bem, cês lembram que ali em cima eu disse que não escolhi o Design de lá por ser um curso muito novo e um tanto desorganizado. Pois é. Acabou que o curso de Edição também é novo. E cara, bota desorganizado nisso. Pra começar não tem professor pra demanda de aluno que vai fazer TCC, então acaba que muitos pedem pra professores de outras áreas serem orientadores deles. As matérias obrigatórias quase nunca são ofertadas, e quando são, é em outro turno ( manhã, tarde ). As aulas quase sempre são: professor entra na sala - passa algo pra fazermos - sai da sala. É ridículo. Fora que se você não tiver contatos no mundo acadêmico ( ou os fizer bem rapidinho ) as chances de você arranjar um orientador disponível são quase zero. Fora que se você não tiver um curso de design gráfico junto com seu bacharel de edição, você não vai arranjar emprego fora da faculdade, pode esquecer.

E olha que isso aí é só uma partezinha da ruindade do curso.

E eu nem acho que a profissão de editor não seja pra mim. Continuo achando a publicação, edição, revisão de livros um assunto e profissão extremamente interessante. O FODA É ESSE CURSO DE MERDA QUE FIZERAM. Chega a me irritar, na boa.

Mesmo com toda essa decepção quanto ao mundo acadêmico, a faculdade me trouxe muitas coisas maneiras. Eu aprendi muito nesses anos que fiquei lá, mesmo que não goste da área em que estou.  Não gosto de pensar nesses anos no lugar errado ( e persistindo no erro até agora  ¯_(ツ)_/¯ ) como anos perdidos. Gastei eles crescendo e entendendo um pouco mais de mim, do que eu queria naquela época e do que eu quero agora, adquirindo experiência e tentando fazer escolhas melhores pro futuro. Tipo, eu errei. Fazer o quê né... Me recuso a fazer a mesma coisa que fiz aos 17, ficar afobada com o tempo passando e fazer outra besteira.

Toda vez que eu penso em como esse erro afetou a minha vida ( e como ainda afeta  ¯_(ツ)_/¯ )) e começa a me dar desespero eu tento me acalmar e pensar que, se não agora, algum dia vai dar certo. Nunca tive medo de ir atrás de trabalho e dar meus quebra pra ganhar dinheiro e sobreviver. E se pá, nessas volta aí que o mundo dá eu descubro um novo talento, um novo gosto... Se tudo der errado em BH, pego minhas coisa e volto pra minha cidade de interior homofóbica ( que eu descobri não ser tão ruim quanto eu achei que era, olha só né ). Eu tenho pessoas que gostam de mim, tenho amigos que mesmo longe me dão suporte e me amam e que eu também amo, tenho um namorado lindo e carinhoso e protetor que me apoia nas coisas que eu faço, sou saudável e sei plantar coisas. Eu vou ficar bem eventualmente.
1. A música do início é a abertura de um anime MUITO BOM que eu assistia quando mais nova com meu irmão, o nome é Gakkou no Kaidan
2. MANO. Eu acabei a primeira temporada de Anne with an E.... ESTOU CHOCADA O QUANTO ESSA SÉRIE É MANEIRA. ASSISTAM.&nbsp
3. Essas férias eu já vi tanto filme que é provável que eu faça um post só de indicação, yay.

4 comentários:

  1. as decisões que sempre nos trazem descobertas loucas. é a vida. boa sorte <3

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, que layout mais fofinhoooo, amei!
    E assim, realmente com 17 anos não precisava desse desespero pra entrar numa faculdade, isso tem que ser decidido com base noq gosta, não importava por ser novo ou desorganizado, tudo tem um jeitinho sabe? Eu fiz curso de Design, e amo até hoje, mas também descobri que é difícil ficar só nos freela. Com o passar do tempo sempre aprendemos, o importante é não desistir! E se for pra mudar, mude! Pensa muito não kk só atrapalha xD

    Kissus! Tá rolando sorteio fofinho no blog, passa lá! -> KAWAII BOX: REVIEW & SORTEIO! ♡"

    ResponderExcluir
  3. Oiee Viq!

    Desculpa sumir e aparecer do nada hehe

    sobre de ter escolhas nos cursos e depois não gostar... Mas pense no lado bom, pelo menos vc tentou, pq melhor tentar e se arrepender do que se arrepender sem tentar. Pq dá uma amargura depois quando vc desiste das coisas pq outra pessoa falou...

    Vc é super esforçada, logo vai ter recompensa por isso ♥ Boa sorte!

    Kiss

    ResponderExcluir
  4. Nunca é tarde demais! Tenho colegas que têm 40+ anos e estão a terminar licenciaturas ou a cursar o que gostam! Se achas que esse não é o curso certo para ti tenta outra vez! Tenta juntar um dinheiro, tentar conseguir uma bolsa de estudo, uma campanha de doações (já tenho visto pessoas a fazer isso), sei lá, quando acabares esse podes tentar fazer uma especialização mais interessante ou outra licenciatura, existe todo um mundo de possibilidades! ;3

    A Preguiça É Um Hobby

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.
emerge © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.