24/03/2018

ultimate guia: MORANDO SOZINHO #1

Olá pessoinhas :D pra quem não sabe, desde o segundo semestre de 2015 eu moro "sozinha". Sim, uma mudança radical. E mais recentemente ainda eu me mudei do primeiro lugar que morei sozinha ( percebi que entrei em uma cilada AHAHAHAHA ) e agora vou morar com dois colegas universitários. Então tenho uma certa experiência com esse lance de querer  dar o fora da casa dos pais.



" AH VIQ EU TBM QUERO SAIR DE CASA, MAS MEUS PAIS NAU DEIXA "
"AH MAS COMO FAZ PRA ARRUMAR A CASA "
"AH NÃO TENHO GRANAS"
"AAAAHHHH"

PRA VOCÊ QUE NÃO TEM A MÍNIMA IDEIA PRA ONDE CORRER, POR ONDE COMEÇAR, COMO FALAR COM OS PAIS, COMO PAGAR CONTAS, CALMA! Este guia ilustrado de como sair de casa é pra você, querido!

MAS ANTES UM AVISO: 

Gente, se você tem menos de 17 anos, não terminou o ensino médio e pá... Assim, cê não tem condições de alugar um apê sozinho e o seus pais PROVAVELMENTE não vão deixar você morar sozinho :DDDD Tipo... Né... Não adianta nem tentar agora. Mas você pode se planejar e quando chegar a hora já estar bem pronto pra ter sua vidinha

AVISO² :

Se você tem menos de 17 anos e está lendo essa postagem por questões de risco, como parentes abusivos, transfobia, homofobia e possíveis expulsões de casa, FALA COMIGO NO PRIVADO  ( DM no instagram e afins ). Você pode ler essa postagem, mas não vai te ajudar muito pois como eu te disse menores de idade não podem alugar nada. Então você vai precisar de ajuda de pessoas maiores de idade e/ou de amigos e não de postagem de blogs sobre como alugar coisas e se mudar.

Bem, vamos começar por tudo que você precisa saber ANTES de pensar em fazer qualquer coisa, antes de se mudar, antes de pensar em decorações bonitinhas pro seu novo apartamento, antes de ter até esperança de que você vai conseguir realizar o sonho de sair da casa dos pais.



PRÉ-SAÍDA

Então, essa é a etapa mais complicada e que se você fizer direitinho e planejar bem vai facilitar tua vida em toodoooooo o processo restante. Sério, eu  teria me ferrado e gastado BEM MENOS se tivesse pensado e prestado atenção nessa etapa PRÉ-MUDANÇA e.e mas sabe como é né... Quem pensa direito com 17 anos e aquela vontade louca de se livrar da família problemática...

TEMPO:

Todos esses passos tem que ser dados com MESES de antecedência. ATÉ ANOS. Falo muito sério. Tempo é essencial, e cara, você vai ter que lidar com um MONTE de coisas que não requerem apenas dinheiro, mas bom senso das partes envolvidas, paciência, burocracia infinita e muito, mas muito jogo de cintura. Não tô querendo te assustar não ( inclusive mudar da casa dos pais foi uma das escolhas bem feitas na minha vida ( explicarei sobre no segundo post do guia ) ), mas mudar de casa não é um lance que cê faz em uma semana. Então, se você decidiu que quer REALMENTE mudar de casa, começa a planejar JÁ! Nesse instante. Pega teu caderninho e PLANEJA. Tenha certeza das suas escolhas e TENHA TEMPO pra decidir tudo DIREITO.

DO THE TALK:

Pais são complicados. Sim, muito complicados. Ainda mais se você tiver problemas MUITO MUITO MUITO mais complicados antes do problema da saída de casa. Então aviso que pra quem JÁ TEM problemas com os pais que essa parte vai ser sim HORRÍVEL, COMPLICADA, EXAUSTIVA... Você vai precisar de paciência, calma... As minhas dicas pra essa parte são três:



#1: Cuidado, você precisa pensar bem no que falar pros teus pais. É interessante se você tiver uma desculpa pra poder sair de casa, como por exemplo faculdade em outro estado ou cidade, colégios técnicos... Essas desculpas são muito boas e geralmente conseguem fazer o trabalho por você. Caso não saia bem, siga a segunda dica... Caso a suposta conversa descambe pra uma briga, DÊ UM TEMPO, espere alguns dias e retome a discussão, com a cabeça quente ninguém consegue resolver nada e vai ficar ainda mais exaustivo.

#2 Responsabilidade: Então, você acha que seus pais não confiam em você pra sair sozinho de casa ? Ou pra morar com os amigos. Conquiste a confiança deles! Arranje um emprego, comece a arrumar sozinho a casa, a cuidar das coisas que acontecem por lá, ajuda a mãe nas compras, não fazer besteira com os amigo quando sair... Num passe de mágica eles vão confiar e vão te dar a chance de falar sobre morar sozinho. E se pá, cê ainda vai ter uma grana quando essa parte acabar hehe



#3 " MEUS PAIS SÃO BABACAS, NÃO TEM JEITO, O QUE EU FAÇO ? " Então, olha, existem dois tipos de pais "babacas". Existem pais que os filhos acham que são babacas, mas na verdade só são muito preocupados, te querem muito bem e sabem mais sobre o que é melhor pra você do que você mesmo. Esse tipo de pai NÃO É BABACA, você só não entende a motivação dele, você pode ser novo dmais pra morar sozinho ou não ter como se sustentar por lá. Agora existe o tipo de pai realmente BABACA, aquele que tipo de pai homofóbico, transfóbico, tóxico, agressivo... Entre outras coisa. Neste caso, sinto muito, mas ações definitivas terão de ser tomadas. E com isso quero dizer sair sem o apoio deles. Minha dica para esses casos extremos é que você, antes de tudo, arranje um emprego fixo, junte uma grana, e comunique sua saída da casa ( preste atenção aqui: eu disse COMUNIQUE, não disse pra pedir por aprovação. Nós que somos julgados pela sociedade precisamos essencialmente de coragem e independência pra tomar nossas decisões ) . Pegue suas coisas e DÊ O FORA MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. Você vai ter se livrado de uma pessoa extremamente tóxica e que te faz mal. Caso você tenha um amigo que está na mesma situação ou que vai sair de casa também, MELHOR AINDA, vão morar juntos!

DOCUMENTOS:

Bem, me informaram que a burocracia que reguarda um aluguel difere MUITO de estado pra estado. Caenho me disse que em São Paulo é muito mais fácil e menos burocrático que aqui em Minas, as pessoas não exigem que você tenha muito dinheiro guardado, ou uma renda muito grande... Eu tive MUITA dificuldade de encontrar um  aluguel sem burocracia aqui em BH. MUITA. Tive que comprovar rendas ALTÍSSIMAS...



O ideal é que se sua condição for melhor você procure uma imobiliária... Mas a vida nem sempre é boa pra todo mundo... Então, pras pessoas que não tem como comprovar muita renda sempre tem o aluguel direto com o dono. Mas gent MUITO CUIDADO. Olhem bem o estado do apartamento, a localização, procurem saber sobre quem alugou antes de você ( se puder, peçam contatos... ), perguntem como era a relação com o dono.... ENFIM PESQUISEM pra não acabar alugando alguma coisa de alguém duvidoso e ter problemas no futuro... Eu paguei 750 reais por mês num lugar que nem valia 400 e.é E ainda não me devolveram o valor integral que tinha ficado de "seguro" ;A;

BEM, ESSA FOI A PRIMEIRA PARTE DO MEGA TUTORIAL DE COMO SAIR DE CASA YASY (ainda falta mais duas partes e.e ) provavelmente a próxima postagem não vai ser a parte 2, mas ela deve sair ainda em abril HEHE

ESPERO QUE CÊS TENHAM GOSTADO

TÉ MAIS

Um comentário:

  1. geeenteee! fui atraída pelo post como um imã.

    Então, vamos lá!~ estou no caminho dos 19 mas nunca pensei em morar sozinha de verdade kkkkk pelo menos agora. Eu ficava imaginando quando mais jovem: "nossa, quando eu fizer 18 eu vou arranjar um emprego, alugar uma kitnet perto da faculdade e sair de casa". Eu sempre achei que morar sozinho seria as mil maravilhas, sem responsabilidade, casa 'própria' não ter mãe no seu pé, fazer o que quiser e pah. É até engraçado depois que comecei a faculdade.

    Eu moro no interior da zona leste de são paulo, e eu queria pq queria cursar no centro de são paulo (onde é muito longe), para poder ter aquela 'aventura' de acordar 4hs da manhã e pegar 3 conduções de trem. Me arrependo amargamente. Mas infelizmente, nem que quisesse (já que cursos de design gráfico não há próximo de casa neh ;-;) Hoje, eu saio de casa 4hs para chegar em casa 13hs a distância é enorme, e fico um porre de cansada. Então, é aí que veio na cabeça de geral daqui de casa morar perto da escola.

    Eu já disse pra minha mãe: "olha, se você pagar o aluguel, continuar comprando minhas roupas, mandar almoço e janta pra mim por sedex... tudo bem ne, eu vou." caso contrário, eu continuo em casa. Primeiro que, realmente, tem que ver a questão financeira, não adianta vc ser a pessoa mias responsável do mundo ever e não tem onde cair morto neh kkkk

    E é por isso que eu prefiro continuar morando com minha mamãe querida que mesmo com 19 anos na cara cuida de mim :") felizmente tenho-a como melhor amiga, mas realmente é complicado quado se tem pais idiotas não é ?! ;-;

    adorei o post, tão tal que vim voando <3

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.
emerge © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.